Origem do Dia do Trabalho
Em 1886, no dia 1° de maio, na cidade de Chicago aconteceu uma revolução que marcou a história, onde milhares de trabalhadores sairam às ruas para lutar por melhores condições de trabalho.
No dia 4 de maio, aconteceu um conflito entre policias e trabalhadores provocando a morte de doze manifestantes e dezenas de feridos. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:
- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)
- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.