sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Eleições Norte-Americanas

Neste mês de Novembro, o mundo ficou atento às eleições dos Estados Unidos. O cargo de Presidente estava sendo concorrida pelos candidatos Barack Obama e John McCain.
Ambos os candidatos fizeram uma ótima campanha, os dois candidatos (Obama=Democrata e McCain=Republicano) tinham ideais diferentes para o futuro da maior potência econômica mundial.
O vencedor das eleições foi Barack Obama, com grande diferença de votos nos colégios eleitorais e com o voto popular.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"Mahatma" Gandhi

"Mahatma" Gandhi
O grupo que se destacou foi o Partido do Congresso, que reunia os hindus. Contava com um líder extraordinário, o advogado Mohandas Gandhi, chamado de "Mahatma" ou "Grande Alma", nome que ele mesmo rejeitava. Gandhi pregava a resistência à dominação e a luta contra os britânicos por meio da não-violência e da desobediência civil, métodos que já havia empregado contra o Apartheid, na África do Sul, onde vivera.A ação de Gandhi consistia em desobedecer as leis inglesas sem se importar em sofrer as conseqüências do ato, em boicotar os produtos ingleses, em fazer greves de fome para que hindus e muçulmanos deixassem de lado as divergências religiosas e se unissem em favor da causa comum: a independência. Sua figura acabou por conquistar admiradores no mundo todo, inclusive na Inglaterra e o gandhismo inspira até hoje os movimentos pacifistas.Ainda assim, os adeptos do islamismo na Índia se uniram na Liga Muçulmana, sob o comando de Mohamed Ali Jinnah, decididos a agir por conta própria o que os levava a freqüentes choques com os hindus. Os governantes ingleses se aproveitavam dessas realidades e as insuflavam, como forma de retardar o processo de independência.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Movimento Hippie


Os "hippies" (no singular, hippie) eram parte do que se convencionou chamar movimento de contracultura dos anos 60 tendo relativa queda de popularidade nos anos 70 nos EUA, embora o movimento tenha tido muita força em países como o Brasil somente na década de 70. Adotavam um modo de vida comunitário, tendendo a uma espécie de socialismo-anarquista ou estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza, negavam o nacionalismo e a Guerra do Vietnã, bem como todas as guerras, abraçavam aspectos de religiões como o budismo, hinduismo, e/ou as religiões das culturas nativas norte-americanas e estavam em desacordo com valores tradicionais da classe média americana e das economias capitalistas e totalitárias. Eles enxergavam o patriarcalismo, o miltarismo, o poder governamental, as corporações industriais, a massificação, o capitalismo, o autoritarismo e os valores sociais tradicionais como parte de uma "instituição" única, e que não tinha legitimidade.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Curiosidades sobre a China

A vida chinesa é muito interessante em certos pontos. Os jovens desde pequenos são instruidos ao esporte, como ginástica, os chinêses são desde pequenos muito abilidosos com o esporte, não é à toa que é o país campeão das olipíadas de Pequim.
A cultura chinesa também é interessante, um exemplo são as mulheres chinesas, elas nunca cortaram o cabelo, e enrolavam ele sobre a cabeça. E na cultura chinesa também pregava que a mulher com o menor pé, era a mais bela, por isso elas deixavam os seus pés em sapatos menores, fazendo com que seus pés não aparentassem grandes.
Essa são algumas curiosidades sobre a China.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Plano Marshall


O Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Européia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. A iniciativa recebeu o nome do Secretário do Estado dos Estados Unidos, George Marshall.
O plano de reconstrução foi desenvolvido em um encontro dos Estados europeus participantes em julho de 1947. A União Soviética e os países da Europa Oriental foram convidados, mas Josef Stalin viu o plano como uma ameaça e não permitiu a participação de nenhum país sob o controle soviético. O plano permaneceu em operação por quatro anos fiscais a partir de julho de 1947. Durante esse período, algo em torno de US$ 13 bilhões de assistência técnica e econômica — equivalente a cerca de US$ 130 bilhões em 2006, ajustado pela inflação — foram entregues para ajudar na recuperação dos países europeus que juntaram-se à Organização Européia para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Quando o plano foi completado, a economia de cada país participante, com a exceção da Alemanha, tinha crescido consideravelmente acima dos níveis pré-guerra. Pelas próximas duas décadas a Europa Ocidental iria gozar de prosperidade e crescimento. O Plano Marshall também é visto como um dos primeiros elementos da integração européia, já que anulou barreiras comerciais e criou instituições para coordenar a economia em nível continental. Uma conseqüência intencionada foi a adoção sistemática de técnicas administrativas norte-americanas.

Guerra Fria

Este é um video sobre a Guerra Fria, bem interessante.

ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
A primeira
Assembléia Geral celebrou-se a 10 de Janeiro de 1946 (em Westminster Central Hall, localizada em Londres). A sua sede atual é na cidade de Nova Iorque.
A precursora das Nações Unidas foi a
Sociedade de Nações (também conhecida como "Liga das Nações"), organização concebida em circunstâncias similares durante a Primeira Guerra Mundial e estabelecida em 1919, em conformidade com o Tratado de Versalhes, "para promover a cooperação internacional e conseguir a paz e a segurança".Em 2006 a ONU tem representação de 192 Estados-Membros - cada um dos países soberanos internacionalmente reconhecidos, exceto a Santa Sé, que tem qualidade de observadora, e países sem reconhecimento pleno (como Taiwan, que é território reclamado pela China, mas de reconhecimento soberano por outros países).
Um dos feitos mais destacáveis da ONU é a proclamação da
Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.

A Divisão da Alemanha


O Muro de Berlim (Berliner Mauer em alemão) foi uma realidade e um símbolo da divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América; e Berlim Oriental (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.
O Muro de Berlim caiu no dia
9 de Novembro de 1989, ato inicial da reunificação das duas Alemanhas, que formaram finalmente a República Federal da Alemanha, acabando também a divisão do mundo em dois blocos. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria.
O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

A Vida Cruzaltense na Era Vargas

A vida dos cruzaltenses convergia principalmente no clube do comércio onde ocorriam as maiorias das festas, mas mesmo assim não tinha agitação pelo lado da vida social, o clube do comércio reunia gente de classes dos comerciantes e profissionais liberais e as diretorias, se alteravam.
No período em que o Sr. Getúlio Vargas foi eleito presidente, chegou haver eleições diretas, em Cruz Alta foi eleito Antônio Azambuja Vila Nova. Flores da Cunha proibia o Correio do Povo de ser transportado pela Viação Férrea.
Mas este chegava por outros meios, e o primeiro a adquirir o jornal foi o Prefeito Vila Nova.
Getúlio Vargas era muito apoiado pelos moradores de Cruz Alta, por ter criado varias escolas, leis trabalhistas e na vez que passou por Cruz Alta foi muito apoiado.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Aviões da Primeira Guerra Mundial


A guerra química e o bombardeamento aéreo foram utilizados pela primeira vez em massa na Primeira Guerra Mundial. Ambos tinham sido tornados ilegais após a Convenção de 1907.
Os aviões foram utilizados pela primeira vez com fins militares durante a Primeira Guerra Mundial. Inicialmente a sua utilização consistia principalmente em missões de reconhecimento, embora tenha depois se expandido para ataque
ar-terra e atividades ar-ar, como caças. Foram
desenvolvidos bombardeiros estratégicos
principalmente pelos alemães e pelos britânicos,
já tendo os alemães utilizado Zeppelins para
bombardeamento aéreo.


Avião do Barão Vermelho

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Origem do Dia do Trabalho

Em 1886, no dia 1° de maio, na cidade de Chicago aconteceu uma revolução que marcou a história, onde milhares de trabalhadores sairam às ruas para lutar por melhores condições de trabalho.
No dia 4 de maio, aconteceu um conflito entre policias e trabalhadores provocando a morte de doze manifestantes e dezenas de feridos. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)
- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.